Monday, March 22, 2010

Salvia Divinorum




Olá, após alguma reflexão, decidi publicar algumas das minhas experiências com Salvia Divinorum, que introduziram uma das maiores roturas de consciência que tive até hoje.
Como existe um site bastante bom sobre Salvia, vou fazer algumas citações sobre o que é esta planta sagrada, antes de contar as minhas experiências. Sintam-se à vontade para comentar ou partilhar as vossas experiências, desde que sejam úteis.

"A sálvia origina das montanhas mexicanas de Sierra Madre, em Oaxaca. É usada nesta região pelos curandeiros e curandeiras dos índios Mazatecas, em diferentes rituais. A planta é usada sobretudo quando os xamãs sentem a necessidade de descobrir a causa da doença de um paciente no mundo sobrenatural.

O termo Salvia divinorum traduz-se literalmente como "erva divina". A planta também é conhecida por termos mais populares, tais como: Ska (Maria) Pastora, folha da pastora, menta mágica, sava, etc.

A Salvia divinorum vende-se normalmente em folhas secas (frescas raramente se vendem) ou em forma de extracto. As folhas secas variam imenso em potência.

Os extractos de sálvia são geralmente concentrações de 5x, 10x e 20x (embora existam relatos de outras concentrações). Isto indica quantas vezes são mais potentes que as folhas secas normais.

A principal diferença entre a Salvia divinorum e os outros tipos de sálvias é a presença de uma substância chamada salvinorina. Este composto diterpénico (que apenas contém átomos de carbono, hidrogénio e oxigénio) está presente como salvinorina A (a 96%) e B (a 4%). Enquanto que a salvinorina B não contém quaisquer efeitos psicoactivos, a salvinoriana A é considerada a mais potente substância psicoactiva natural.



A sua potência é única: quando inalada, os efeitos sentem-se a partir dos 250 microgramas, enquanto que as doses de 1milligrama podem ter efeitos extremos.

Existem diferentes maneiras de usar a sálvia. A maioria das pessoas fuma a sálvia num bongo ou cachimbo, mas há vários outros métodos.

Sabe-se que os índios mexicanos Mazatecas usavam dois métodos tradicionais: infusão ou mastigar e engolir.

Os efeitos produzidos pela Salvia divinorum não são comparáveis a quaisquer efeitos produzidos por outras substâncias psicoactivas. Dependendo do peso do corpo, sensibilidade, dose tomada, método de ingestão e da potência da sálvia usada, os efeitos variam desde subtis a extremamente fortes. A sálvia não pode ser considerada uma droga para festas em qualquer aspecto. Pelo contrário, as pessoas geralmente não interagem quando se encontram sob o efeito da sálvia, mas têm uma experiência alucinogénia muito pessoal.

A duração da trip de sálvia também varia grandemente, dependendo do método de utilização e da quantidade usada. Fumar sálvia sabe-se que tem um efeito curto. Os efeitos dão-se rapidamente e alcaçam o seu auge após 5 a 25 minutos. Os efeitos desaparecem rapidamente, embora possas sentir a influência da sálvia durante uma ou duas horas. Quando tomada por via oral, os efeitos da sálvia surgem mais devagar, mas durarão mais tempo. No entanto, a maioria das pessoas relata que os efeitos acalmam após 60 a 120 minutos.

A sálvia é frequentemente agrupada com outras substâncias psicoactivas alucinogénias, mas na verdade os seus efeitos são únicos.

Durante a trip de sálvia podem ocorrer vários estados: alucinações bidimensionais, experiências de abandono do corpo, transformação num objecto, viajar no tempo, estar em vários sítios ao mesmo tempo, e riso incontrolável. O Erowid menciona os seguintes efeitos na sua página de perguntas frequentes:

* Perda da coordenação física
* Riso incontrolável
* Alterações visuais ou visões
* Experimentar realidades múltiplas
* Sensação de paz contemplativa
* Sensação de profundo entendimento
* Percepção sonhadora do mundo
* Sensação de confusão ou loucura totais
* Ver ou tornar-se um túnel
* Perda do sentido de individualidade
* Experimentar uma geometria “não-euclideana”
* Sensação de voar, flutuar, girar ou virar
* Sensação de estar imerso num campo de energia
* Sensação de estar ligado a um “todo” maior
* Sensação de estar por baixo da terra ou da água
* Viagens a outros tempos ou locais
* Tornar-se objectos inanimados (uma parede, escadas sofá, etc.)
* Ver padrões ou formas em forma de tubo, de cobra, ou de minhoca


Um famoso pesquisador desta planta, Daniel Siebert, inventou uma escala para os níveis da trip de sálvia. A sua escala da trip de S-A-L-V-I-A mostra 6 níveis:

* S – efeitos SUBTIS. Relaxamento e apreciação sensual; esta trip ligeira é útil para meditação, e pode facilitar o prazer sexual.
* A – percepção ALTERADA. Presta-se atenção a cores e texturas. O pensamento torna-se menos lógico e mais brincalhão.
* L – estado visonário LIGEIRO. Visões de olhos fechados (imagens claras com os olhos fechados).
* V – estado visionário VÍVIDO. Ocorrem cenários tridimensionais complexos e realísticos. De olhos fechados ocorrem fantasias. Enquanto mantiveres os olhos fechados podes acreditar que estas estão mesmo a acontecer.
* I – existência IMATERIAL. Possível perda da individualidade; sensação de consolidação com o divino.
* A – efeitos AMNÉSICOS. Perda da consciência. O indivíduo pode cair, ou permanecer imóvel ou ir de encontro a objectos. Perigoso!
"

site: http://www.salvia.net/pt/

1 comment:

  1. onde posso comprar esta planta no brasil vc sabe ? edisilva15@gmail.com

    ReplyDelete