Friday, May 28, 2010

As cinco pinturas

Na noite de domingo para segunda, tive um sonho completamente diferente dos outros (tanto dessa noite, como das outras noites). Estava numa divisão relativamente escura com uma pessoa conhecida e um homem que não consegui identificar. O unico aspecto relevante nessa divisão eram 5 quadros/pinturas que estavam juntas umas das outras (em sequência). Recordo-me perfeitamente que todo o sonho estava envolvido em emoções muito intensas que, apesar de não conseguir identificá-las perfeitamente, intuitivamente sabia que era algo de muito importante.
Basicamente, o tal homem estava constantemente a insistir comigo perguntando-me qual era o significado global da sequência de pinturas. Dava para ver perfeitamente que ele sabia qual era o significado mas queria que eu descobrisse.



Todas as pinturas tinham cores escuras e retratavam a morte. A primeira pintura, que era a unica a cores, consistia numa caveira enorme com tons de cor de laranja. A segunda pintura era um esqueleto enforcado.
A terceira era um caixão, e as ultimas duas não conseguia vê-las, apesar dos quadros estarem lá. Lembro-me que quando estava a observar a pintura do caixão, o tal homem disse: "É assim que a Vida continua".
Passado um bocado, acordei por causa do despertador. Embora recordasse-me de outros sonhos, fiquei completamente focado naquele, porque intuía que tinha de perceber o significado de tudo aquilo... durante a manhã estive sempre a pensar no sonho e a revivê-lo mental e emocionalmente.
O tema geral das pinturas apontava nitidamente para a morte e, dada a insistência do homem no sonho, não tive duvidas que alguém próximo de mim ia morrer. Tendo chegado a essa conclusão, foi fácil de saber quem era essa pessoa.



A avó dessa pessoa minha conhecida que estava no sonho tida sido internada no Hospital, não muito mal e num estado constante. Nesse dia, insisti mais do que uma vez com essa pessoa para saber como estava a avó dela, até que ela acabou por dizer-me que tinha piorado muito e que já não comia nem falava. Como esse acontecimento deu razão à interpretação do sonho, tentei perceber o porquê de 5 pinturas, e não de outro numero qualquer...
Acabei por deduzir que 5 pinturas poderiam significar 5 dias de vida. Passados três dias de ter tido o sonho soubemos que a avó dela tem 48 horas de vida.



Como se isto tudo já não bastasse, acho que até sei o porquê de no sonho não ter visto as ultimas duas pinturas (os quadros estavam lá, mas a pintura era muito esborratada). Em rigor, as próprias cores das pinturas cada vez tornaram-se mais negras, inclusive os próprios "desenhos". O terceiro desenho, só a preto e branco, já era o próprio caixão, ao contrário (por exemplo) do segundo que era o tal esqueleto em tons de azul e cinzento enforcado (a morrer?). Por esta lógica, o 4º e 5º desenhor seriam a representação de algo pós-morte, que é um completo mistério para mim (daí não conseguir ver a pintura). Com tudo isto a bater anormalmente certo, pensei se a hora que tive o sonho seria a hora que a pessoa ia morrer e, para meu espanto, foi...
Tudo isto serviu para fazer um enorme trabalho de introspecção. Porque teria esse sonho? Qual seria a atitude correcta a tomar face à premonição deste acontecimento? Como é possível o nosso inconsciente trazer até ao consciente informação que ainda não aconteceu?

Aceitam-se interpretações.

2 comments:

  1. Já tive um amigo e um familiar com situações similares. Que se pode dizer de concreto? Talvez a ligação invisível que de alguma forma se tem com a pessoa em causa faça com que se tenha contacto com a parte da memória da natureza que guarda informações sobre essa pessoa. Os anseios que temos pelo mundo do invisível criam laços insuspeitados com elementos que não compreendemos logo e por isso o sonho é o momento ideal para se revelar o que a razão não poderia entender e deixar gravado com muita força (dependendo dos casos) informações para se ter em conta na vida. O que fazer? Deve-se apelar à intuição para saber se o que vamos revelar é útil e necessário ou é preferível calar e presenciar em silêncio o desenrolar do drama da vida confiando que o que acontece tem sempre uma razão de ser. O que assimilamos correctamente na solidão do nosso interior muitas vezes transforma-se em reservatório de experiência para melhor compreensão futura...

    ReplyDelete
  2. Olá Angolano,
    Antes de mais, obrigado pelo teu comentário.
    Será que podias relatar as tais experiencias parecidas com a minha?
    No teu comentário disseste que este tipo de sonho pode acontecer quando nos damos realmente bem com a pessoa. O meu caso ainda é mais curioso, porque não tinha qualquer tipo de proximidade com a pessoa em causa...

    Abraço,
    Richard

    ReplyDelete