Sunday, June 27, 2010

Efeitos psicológicos e mentais da experiência com Salvia



Logo nos dias seguites à experiência que relatei ontem, algumas coisas começaram a mudar. Na primeira noite aconteceu-me algo inédito: tive duas vezes o mesmo sonho, na mesma noite, coisa que não me recordo de ter acontecido antes. Um dia ou dois depois, voltou a acontecer-me algo também de inédio: tive um pesadelo, acordei, voltei a adormecer e continuei o sonho/pesadelo anterior. Isso serviu para reconhecer que estava a sonhar e acordei. Sinto vontade de associar estas duas novas experiências a ter fumado a planta, porque acho "coincidencia" a mais não ter nada a ver.

Devido a estas três experiencias com Salvia, mais precisamente a toda a meditação que provocou, senti que a minha mente a foi "reprogramada". Notei perfeitamente que tive um "salto" mental. Passei a ver as coisas de uma perspectiva realmente mais elevada. E sim, sinceramente já não faço grande distinção entre "realidade" e mundo onirico. É tudo um continuum, nós é que perdemos muitas vezes a consciencia.

Os meus sonhos ficaram mais vívidos do que sempre. Também comecei a recordá-los com muito mais facilidade. Todas as manhãs, sem praticamente esforço nenhum, lembrava-me de 2 a 5 sonhos que tivera. Como é obvio lembrava-me de mais detalhes nuns sonhos do que outros. Mas a parte interessante nem é essa.
Voltei a ter um sonho "inédito". Lembro-me de tantos detalhes e a própria duração do sonho foi tão grande que parece-me algo completamente diferente. Lembro-me de todos os locais que estive no sonho, todos os diálogos, o que pensei, pormenores como a cor das canetas ou a marca de café dos Bares, o tipo e cor de roupa das pessoas, o cabelo esbranquiçado de algumas personagens, enfim, tudo. Mas o mais estranho é que no próprio sonho, embora tenha começado durante o dia, estendeu-se pela noite, dormi, acordei de manhã e continuei com a minha "vida", seguindo mesmo o que estava a fazer no dia anterior (do sonho).



Estas experiências com Salvia levaram-me a uma enorme introspecção que, embora ainda tivesse muitas "pontas soltas", já tinha algumas certezas:
- As duas experiências mais profundas que tive (até à altura) com a Salvia foram, sem duvida, muito positivas. Trouxeram-me uma visão muito diferente da vida, baseada na experiência e não na "teoria". Objectivamente, as conclusões que tirei foram: a ideia de que existem várias dimensões é verdadeira. a máxima Hérmetica que diz que "O Todo é Mental" é verdadeira. A ideia de que "nós estamos onde está a nossa consciência" é verdadeira. (pelo menos) Muita coisa que já tinha lido sobre Ayahuasca e DMT é verdade. Neste contexto o conceito de "verdade" significa que vai de encontro à minha própria experiência.
- Se as experiências foram positivas, porque ter medo de continuar? Porque, no meu discernimento, ainda subsiste medo, ansiedade, sentido de auto-preservação, etc.
- Asclépio, o deus grego da medicina, assumia a forma de cobra. Na verdade, ainda hoje o simbolo da cobra é usado em todas as farmacias. É em tudo identico ao caduceu de Hermes/Mercurio.
Portanto, e concluindo por agora, este ataque predatório e extremamente intenso da "cobra" é uma cura. A sensação de morte, muito dificil de ultrapassar, é uma morte purificadora. Mas acredita que é muito, muito dificil entregar-me a ela.



Na altura, mal sabia eu que a próxima experiência com Salvia iria ser uma das vivências mais marcantes da minha vida, e uma das mais difíceis de ultrapassar.

5 comments:

  1. comigo não houve nenhuma alteracao nos sonhos. mas como para vc, serviu para ilustrar a relatividade do que chamamos de realidade...
    abs!
    ah, eu faço o blog Samsara tb. e to vendo que na lista aqui do lado ele tá desatualizado, com o link antigo ainda. o link novo do feed é http://feeds.feedburner.com/samsarablog

    ReplyDelete
  2. Exactamente Enteo, não foi nada de quimico da Salvia que permitiu que começasse a ter sonhos lucidos. Foi sim a experiencia derradeira de que esta não é efectivamente a realidade total.
    Isso serviu para perceber que a realidade é mesmo uma construção (nossa) mental.
    Lá mais para a frente vou falar sobre algumas experiencias com Salvia que, por sentir-me mais à vontade, fui começando a reparar melhor na transição entre "realidades".

    Acerca do link novo, obrigado!

    ReplyDelete
  3. ...Bacana !!
    [depois irei reparar mais os efeitos pós Salvia . / Cara lembrei do livro "profecia celestina" em que um personagem ensina uma técnica para ver a aura, é bem simples, e que venho praticando , junto com as dicas da cromoterapia, sessões de cannabis e salvia e pranayamas > Tais praticas estão cada vez mais me levando pra novas camadas de percepção (realidade)diferentes ......bacana também !]

    ReplyDelete
  4. Olá Gorumbha,
    Em rigor, nem publiquei as minhas experiências mais intensas com a Salvia. No inicio, quando decidi publicá-las, tinha intensão de disponibilizar todos os relatos, mas como fui tendo pouco feedback achei que não valia a pena :)
    De qualquer forma, se te interessas por outras "camadas de percepção" (como tu próprio chamadaste), lê os relatos do blog Sonhos Lúcidos.



    Abraços,
    Richard

    ReplyDelete
  5. A salvia também mudou a minha vida e a minha maneira de estar e sentir o mundo que me rodeia para melhor.
    Experimentei apenas 4 vezes, a primeira e principalmente a última foram as mais marcantes. Possuo um cachimbo de madeira ao estilo nativo que adoro e uso para fumar salvia... Recentemente adquiri um isqueiro de chama azul que produz uma chama mais quente para ajudar a vaporizar melhor a substância activa da salvia que queima a altas temperaturas, mas ainda tenho de experimentar se a sua eficácia em relação aos isqueiros normais é realmente superior. Fumo folhas, prefiro aos extractos para ser mais natural. Pretento experimentar o método por mascar, que embora seja mais suave, permite uma maior duração dos efeitos e deste modo me permita, teoricamente, explorar melhor o que a salvia tem para oferecer...
    Obrigado pela partilha de experiências.
    Tenciono postar algumas imagens que irei tentar desenhar para reproduzir algumas das minhas visões através da salvia e relatar as minhas experiências no meu blog, que aproveito para deixar aqui o link caso alguém esteja interessado em visitar.

    http://differentinnerself.blogspot.com/

    ReplyDelete