Monday, October 12, 2009

Novo tema no blog: DMT



Embora já tenha escrito um ou dois posts indirectamente sobre DMT (Dimethyltryptamine), vou iniciar um capitulo no blog sobre esse tema. Basicamente, a ideia é partilhar convosco algumas coisas sobre substancias psicadélicas e, em particular, sobre DMT.
Ao longo dos textos será usado o tempo "psicadélico" em vez de "halucinogénico". O termo "halucinogénico" dá enfase ao aspecto perceptual da substância, ou seja, aos efeitos visuais. Embora os efeitos visuais sejam comuns, não são os unicos, e talvez nem os mais importantes. As visões talvez cheguem a ser distracções para outros aspectos da experiência, tais como: o sentido profundo de espiritualidade, euforia, e a dissolução dos limites físicos do corpo. Por sua vez, o termo "psicadélico" remete para a ideia do que está dentro e na nossa mente: o nosso inconsciente.
Em jeito de introdução, o DMT é uma substancia psicadélica extremamente poderosa. O nosso corpo produz DMT de forma natural, principalmente em momentos de grande stress, como sendo o nascimento, a morte ou as experiências de quase morte.
Pensasse que a fonte natural do DMT é a glandula pineal que, de acordo com a Antiga Sabedoria e muita da pesquisa actual é a porta para outras dimensões da realidade. Sempre com base no trabalho de Rick Strassman e a sua obra "The Spirit Molecule", tentarei demonstrar que o DMT está intimamente ligado a estados alterados de consciência, obtenção de conhecimento por vias místicas, e até dos mediáticos "raptos alienisnas" que por vezes aparecem descritos.
No estudo levado a cabo pelo Dr. Stassman foram escolhidas sessenta pessoas, todas elas com historial em drogas psicadélicas. Vários foram os relatos em que disseram que o efeito causado pelo DMT nada nem que ver com o causado com drogas halucinogénicas: não sentiam intoxicação, nem a sua mente divagava. Sentiam-se perfeitamente conscientes e conseguiam direccionar a sua atenção para todos os pormenores que desejavam. Os relatos são interessantíssimos, e será necesse aspecto que deterei mais atenção nos futuros artigos.
O estudo da obra do Rick Strassman levou-me a uma profunda instrospecção abalando a minha concepção mental do Cosmos (micro e macrocosmos). Por que será que o nosso corpo inteiro produz DMT? Será coincidência que nos momentos criticos da nossa vida, o nosso corpo seja inundado desta molécula? Qual será o seu verdadeiro objectivo? Que realidades esconde?

2 comments:

  1. Eu nunca tinha ouvido falar sobre DMT, e tmbm nao ficou mto claro nos posts o que é isso, mas eu pesquisar para um maior entendimento.Continua com o ótimo trabalho no Blog !!!

    ReplyDelete
  2. Olá André,
    Antes de mais, obrigado pelo teu comentário. Se me permites, a definição mais simples do que é o DMT está explicita no 3º e inicio do 4º paragrafo.
    De qualquer maneira, os posts não têm como objectivo analisar quimica e biologicamente, mas sim explorar as realidades/dimensões atingidas quando de uma forma ou de outra (meditação, drogas, etc) temos elevadas doses dessa "molécula espiritual".

    Obrigado,
    Richard

    ReplyDelete