Friday, October 16, 2009

O que é o DMT?

Saudações!
Depois do artigo introdutório do novo tema aqui no Pyr Hermética, vamos hoje descrever o que é o DMT.
O DMT, ou N-Dimethyltryptamine é uma molécula que está presente em, virtualmente, todos os organismos vivos do nosso planeta, desde nos seres humanos, nos restantes mamíferos, animais, plantas, raízes, etc.







O DMT é a mais simples das triptaminas psicadélicas. É pouco mais pesada do que a glucose - o açucar mais simples dos nossos corpos -, pensado cerca de 188 unidades moleculares. Está intimamente ligado com o neurotransmisor psicadélico serotonina. Os receptores de serotonina estão espalhados pelo corpo, estando presentes nos vasos sanguíneos, musculos, glandulas e pele. O DMT afecta estes receptores de serotonina praticamente da mesma forma do que o LSD ou outras substancias psicadélicas.
É no cérebro que o DMT exerce um efeito mais curioso, visto ser neste orgão que estão localizados os receptores de serotonina que controlam o humor, as emoções e o pensamento. Ao contrário de todas as outras substancias psicadélicas, o cérebro transporta de forma natural o DMT por toda a rede sanguínea. Porém, o efeito do DMT é neutralizado em poucos segundos pelas enzimas MAO (monoamine oxidases). É precisamente pela presença desta enzima (MAO) principalmente nos orgãos ricos em sangue que o efeito do DMT é tão curto.
Por que o cérebro trata a molécula de DMT de forma tão natural, canalizando-a para lá das suas "defesas" naturais? O que faz o DMT no nosso corpo? Como veremos mais à frente, o DMT transporta-nos para realidades espirituais. Leva-nos para reinos normalmente invisiveis para nós e que são impossíveis de medir com os nossos actuais instrumentos. Será o DMT a molécula espiritual?

2 comments:

  1. é sério que vc botou um clipe do tool pra explicar o funcionamento do cérebro sobre efeito do DMT??? não que eu não conheça o tool e saiba dos simbolismos e mitos por trás das letras do maynard, mas vc poderia escolher vídeos de doutores falando sobre pineal e dmt no seu blog para atestar o que vc diz.

    ReplyDelete
  2. Olá Marcos,
    A resposta à tua pergunta é "sim" e "não".
    "Sim" porque o videoclip insere-se no tema; "não" porque embora seja uma representação gráfica de viagens por outros reinos, o que não falta aqui no blog são links para informação externa.

    Obrigado,
    Richard

    ReplyDelete