Saturday, December 5, 2009

Os vários tipos de experiências



Olá a todos.
O tema do artigo de hoje servirá de base para os que se seguem, tentando estruturar o tipo de experiências em estados alterados de consciência em três: experiências pessoais, transpessoais e misticas. Uma definição rápida de estado alterado de consciência poderá ser a a sabedoria adquirida através de um estado directo-intuitivo-não local ao contrário do comum percepção-cognitivo-local.
A primeira das três categorias, denominada de pessoal, são experiências em que as pessoas lidam antes de mais com as suas próprias vidas, histórias, circunstâncias e sentimentos, quer sejam eles conscientes ou inconscientes. Normalmente este tipo de sessões resultam num maior estado de presença e na aceitação de problemas pessoais considerados dificeis de resolver.
Por sua vez, as experiências transpessoais são sessões para lá dos limites da experiencia de vida a pessoa, mas ainda continuam a manifestar-se dentro de uma "esfera" particular. Embora sejam experiências mais intensas, continuam de certa forma a fazer parte de algum tipo de experiências do individuo. As experiências misticas ou de quase-morte são normalmente enquadradas dentro desta categoria.
Por fim, os mundos invisiveis manifestam-se nas experiências misticas. Estes encontros com realidades que aparentam ser independentes e autónomas e que coexistem com a nossa realidade. Por vezes, estes reinos aparentam ser habituados por seres alianisnas, que estão mais ou menos conhecedores dos viajantes (nós) e que comummente interagem connosco.
Normalmente as sessões são uma mistura de mais do que uma categoria de experiências. Uma experiência mistica ou uma experiência-quase-morte pode ser precedida por encontros com outros seres. Uma experiência emocionalmente profunda, psicológicamente curativa, pode levar a uma experiência mistica ou a insights espirituais.

No comments:

Post a Comment