Sunday, November 29, 2009

Philosophia Perennis



A visão tida por grande parte dos teologos, antigos místicos e filosofos espirituais de várias épocas é chamada de Filosofia Perene. É perene porque contém pensamentos profundos e atemporais sobre a vida e a natureza, culturas, e fora ensinada pelos maiores pensadores de todos os tempos. Quatro máximas cruciais acerca da realidade e da natureza humana estão no centro da sabedoria perene:
1- Existem dois reinos da realidade. O mundo físico ou fenoménico não é a unica realidade; outro reino, imaterial, existe, e os dois constituem a realidade ultima.
2- Todos os seres humanos existem nestes dois reinos e reflectem dos dois lados da realidade.
3- Os seres humanos possuem a capacidade, embora não usada e por conseguinte atrofiada, de percepcionar a realidade imaterial.
4- Os seres humanos conseguem reconhecer a sua centelha divina (Atman) e o sólo sagradado (Brahman) que é a Fonte. Esta percepção é o ultimo objectivo (iluminação mística), e a sua busca é o bem maior (vida sagrada) da existência humana. Todos os grandes mensageiros espirituais e os mestres do misticismo declararam a uma só voz que o propósito da Humanidade é a reunião com o seu princípo divino.
Os ensinamentos da Filosofia Perene sugerem que o cosmos não só está interconectado e pulsando de vida, como é multidimensional. O universo físico não é o unico domínio; para lá da sua complexa hierarquia, está o reino sublime do espírito, que para a nossa cultura contemporanea fora apelidado de consciência. O reino espiritual não pode ser conhecido através dos sentidos físicos e não pode ser medido por instrumentos científicos. De acordo com os seguidores desta filosofia, podemos aproximar-nos do reino espiritual através da meditação, dos rituais, e através de uma vida sagrada. Mais ainda, a Filosofia Perene afirma que a nossa verdadeira natureza é espiritual. Somos fundamentalmente criaturas (e criadores) desse reino.
Os artigos que se seguem são enxertos da consciência desse reino imaterial. São relatos que farão abanar os alicerces das estruturas mentais de todos aqueles que tentam buscar resposta para as perguntas mais profundas da vida: de onde venho, quem sou, para onde vou...

No comments:

Post a Comment