Saturday, November 14, 2009

DMT: Levantando o Véu de Maya



Bem vindos àquele que é o 5º artigo sobre DMT. Este post será uma continuação directa do anterior.
Um dos aspectos mais intrigantes dos relatos das experiências de DMT é a visão das espirais de DNA e a sensação de estarem a ver os tecidos moleculares. Como o tamanho só existe por comparação(1), não seria de todo descabido equacionar o cenário de uma transferência de consciencia para um "nível" molecular, percepcionando-o como um universo completo. Como veremos de seguida, os relatos apontam para a existência de seres inteligentes nestes planos interiores.
Em praticamente todas as doses altas (a partir dos 0,2 mg/Kg) são relatadas experiências com seres alienisnas. Estes seres são descritos como sendo uma mistura de homens com abelhas, crocodilos, aranhas ou répteis. Tentam comunicar connosco tanto por linguagem, por gestos, por figuras e cores ou ainda directamente por sentimentos ou intuição. Existem ainda relatos em que esses seres tentam comunicar connosco através de equipamentos tecnológicos avançados.



A nível sonoro, os relatos também são interessantes. A maior parte das pessoas que submeteu-se ao estudo relatou que durante o efeito do DMT ouviu barulhos estridentes, choramingos e zumbidos, estilhaços, etc. Uma minoria afirma ter ouvido vozes ou musica. É bastante comum, principalmente nos relatos de Ayahuasca ou Salvia Divinorum, ouvirem-se vozes a dizerem-nos coisas como "não tenhas medo...", "deixa-te ir...".





Como já referi num artigo anterior, toda a pesquisa feita pelo Rick Strass teve como voluntários individuos com historial em substancias psicadélicas. Em parte, o objectivo era que as pessoas estivessem mais à vontade nas experiências, de preferência sem entrarem em pânico devido à mudança brutal de nível mental. Por outro lado, seria assim possível comparar os efeitos do DMT com substancias halucinogénicas.
É importante referir que em todos os depoimentos é dito que a experiência com DMT é radicalmente diferente das obtidas com LSD, cogumelos mágicos, etc. Ao contrário de em todas estas substâncias halucinogénicas, os voluntários dizem não ter perdido a consciência, a capacidade de focar-se em detalhes, a lucidez, e não tiveram a sensação de intoxicação inerente ao uso das outras drogas. Para finalizar o post, queria realçar ainda outro factor comum em todas as experiências, que foi a sensação de "more real than real", isto é, as experiências obtidas sob o efeito do DMT foram consideradas mais reais do que a realidade do dia-a-dia.


(1) Um átomo é, em si, grande ou pequeno? Só podemos dizer que é grande ou pequeno comparando-o com outra coisa qualquer. Se pararmos para pensar, um atómo até é bastante parecido com um sistema solar, mas isso é outra conversa...

No comments:

Post a Comment