Saturday, October 24, 2009

O Simbolismo do Mundo Onírico



"Por vezes, os sonhos que recordamos são as nossas próprias tentativas para traduzir essa sabedoria mais profunda para um plano físico que possamos compreender." - Rick Stack

Hoje, como é sábado, deixei-me dormir até mais tarde para trabalhar deliberadamente nos sonhos. Recordo-me de, pelo menos, cinco sonhos que tive e, à pouco, deu-me um "flash".
Num dos sonhos estava no mar, num pequeno barco, a pescar. Como não estava a conseguir apanhar peixe decidi mudar de estratégia e então decidi colocar uma rapala de fundo. Para meu espanto, o sitio onde estava a pescar era anormalmente fundo. Com medo, até porque o barco era muito pequeno, decidi aproximar-me da praia. Ao chegar mais perto da praia olhei para o local onde tinha estado e apercebi-me que era um areal. Cheguei mesmo a fazer um lançamento para lá e a rapala, embora fosse de superficie, ficou "presa" na areia.
Podia ter aproveitado este facto para perceber que, se a profundidade do mar mudou tão bruscamente, então é porque tratava-se de um sonho; mas o objectivo deste post não é esse.



Será que este sonho foi uma alegoria, vinda de um plano ainda mais profundo, a tentar dizer-me que tudo na vida é mesmo assim: quando vemos de perto (e estamos a vivenciar a experiencia) tudo parece ser gigante e desmedidamente grande, mas se soubermos afastar-nos um pouco de nós próprios veremos que, afinal, o "dragão" não era assim tão temível?
Talvez os lançamentos simbolizem a própria acção. Se agirmos com demasiada próximidade (emocional e mental) da situação, sentir-nos-emos incapazes de lidar com ela. Mas se soubermos "pescar" ao longe, provavelmente vamos sentir-nos mais seguros.

O que acham? A discussão também esta aberta no blog Sonhos Lúcidos.

1 comment:

  1. ... ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazon
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesia ...


    AFECTUOSAMENTE
    PYR HERMETICA




    jose
    ramon...

    ReplyDelete