Friday, September 18, 2009

Ciclos NREM e REM





Normalmente, ao lermos artigos sobre sonhos lúcidos encontramos com muita facilidade as palavras REM e NREM, mas nem sempre são explicadas. De forma quase telegráfica, vou tentar explicar o que são esses ciclos.
Em cada noite de sono, passamos em média cerca de uma hora e meia a duas horas a sonhar. Sonhamos uma vez a cada ciclo de 90 minutos. O tempo que passamos a sonhar vai aumentando durante a noite, começando em cerca de 10 até cerca de 45 minutos.
É-nos dito que existem cinco etapas de sono: quatro etapas de sono NREM, também chamado de "slow-wave sleep" e uma etapa de sono REM, ou "rapid eye movement". Os sonhos mais vividos e facilmente relembráveis ocorrem durante o sono REM.
As várias etapas NREM e REM são:
* (NREM 1) Esta primeira etapa assegura a transição entre o estado de acordado e o de sono. É nesta fase que as imagens caracteristicas do estado hipnogágico surgem. Normalmente dura apenas alguns minutos.
* (NREM 2) Durante esta fase, o corpo desliga-se gradualmente, e as ondas cerebrais tornam-se mais longas.
* (NREM 3) Acontecendo cerca de 30 a 45 minutos depois de adormecermos, é nesta fase que as ondas cerebrais do tipo delta são geradas.
* (NREM 4) O estádio, ou fase, NREM 4 é chamada de sono profundo ou de sono delta. O batimento cardiaco é minimo e é aqui que a actividade cerebral é mais reduzida. É neste ciclo que o sonambulismo ocorre.
* Depois da fase 4, os ciclos NREM invertem o sentido voltando à fase 2, e depois para o sono REM.
* Durante o sono do tipo REM a actividade cerebral é em tudo idêntica ao do estado de acordado. Se estiverem interessados nisto, sugiro que procurem por mais informação no livro "Sonhos Lúcidos" de LaBerge. Nesta fase o nosso corpo encontra-se paralizado, talvez para impedir que tenhamos os mesmos movimentos corporais que estamos a ter no sonho.

Depois do ciclo REM, normalmente acordamos momentaneamente. É comum esquecermo-nos disto quando acordamos de manhã. Se não acordamos, voltamos ao estágio NREM 2. Quando acordo depois de um ciclo REM, acho dificil memorizar alguma coisa para tentar lembrar-me depois de outro ciclo REM (por exemplo, quando acordo). Será por isso que não me recordo das vidas passadas?

No comments:

Post a Comment