Friday, September 4, 2009

Reality checks



Um dos tópicos fundamentais para obter a lucidez nos sonhos são os chamados testes à realidade (em inglês reality checks). Os testes à realidade são um método que nos permite distinguir o mundo onirico da realidade. Há quem diga que são as "chaves" para os sonhos lúcidos.
É bastante importante aceitar que estes testes vão produzir resultados caracteristicos do mundo dos sonhos. Se esperassemos que os resultados fossem parecidos aos da realidade, os testes à realidade iriam ser modificados pelo denominado efeito de placebo.
Devemos escolher alguns exercicios e fazê-los com regularidade. Devemos fazê-los até estarmos convencidos que não estamos a dormir. Quando descobrirmos que não estamos a sonhar, devemos olhar à nossa volta e pensar que o resultado seria diferente caso se tratasse de um sonho. Se praticarmos com regularidade, tornamos mais provavel fazê-lo também nos sonhos. Alguns dos testes à realidade mais conhecidos são:

1º (Respiração) Conseguimos respirar com o nariz tapado?
2º (Flutuação) Se saltarmos, voltamos a cair ao chão?
3º (Leitura) As frases mudam quando as lemos? Ler, olhar para outro lado e voltar a ler. A frase mudou?
4º (Visão) A visão é perfeita? Se virmos mal na realidade, a nossa visão no mundo dos sonhos é nítida, e vice-versa.
5º (Tacto) As nossas mãos têm uma cor diferente, demasiados dedos ou esticam se os puxarmos?
6º (Poderes) Somos capazes de voar, destrancar portas ou outros poderes mágicos? Devemos tentar mudar a forma do nosso corpo, ou caminhar através de uma porta, janela ou espelho.
7º (Interruptores da luz) Os interruptores da luz funcionam?
8º (Espelhos) Se olharmos de frente para um espelho, a nossa imagem é real?

Para além de ser aconselhavel fazer testes à realidade ao longo do dia, é também nos dito que devemos fazer testes à realidade logo após acordarmos. Isto ajuda a ganharmos lucidez nos falsos despertares.

Partilhem connosco o resultado dos vossos reality checks!

No comments:

Post a Comment