Tuesday, August 18, 2009

1º Passo: Criação de diário de sonhos



Em bastante bibliografia é dito que o primeiro passo para obter sonhos lúcidos é a recordação dos próprios sonhos. Para isso, deverá ser criado um diário de sonhos. Poderá ser um caderno normal e uma caneta, e deverá estar ao alcance dos braços a partir da posição normal de sono.
Antes de entrar no estado de sono, sugerimos a nós próprios que quando acordarmos, a primeira coisa que iremos fazer é escrever os nossos sonhos. Ao principio é bastante complicado de escrevermos seja lá o que for quando acordamos, mas com o hábito torna-se mais fácil. Passado pouco tempo, entusiasmados com o facto de lembrar-mo-nos cada vez de mais sonhos e de forma mais detalhada, talvez não seja improvavel se começarmos a programar o despertador duas horas mais cedo só para registar sonhos ainda em maior quantidade. Esse hábito comigo resulta particularmente bem porque faz-me lembrar dos sonhos que tive até ao despertador tocar e, quando acordo à hora normal, ainda consigo registar mais sonhos. Rapidamente a motivação de aumentar as nossas memórias oniricas supera a preguiça de dormirmos seguido. Dizem-nos que está é precisamente a disciplina que necessitamos para nos tornarmos sonhadores lúcidos.
Mesmo que nos lembremos de pouquissimos detalhes ao acordar, deveremos sempre escrevê-los. Tornar-se-á mais do que normal que, há medida que formos escrevendo, todo o sonho desenrolar-se-á novamente à nossa frente. Se não formos capazes de nos lembrarmos de nada, deveremos escrever no papel "Hoje escolhi não recordar-me dos meus sonhos". Esta frase ajudará a afirmar que a responsabilidade de não nos termos lembrado dos sonhos é inteiramente nossa, o que é absolutamente verdade.
Mentalmente falando, penso que é importante que os sonhos de cada noite deverão ser registados em folhas diferentes. Aqui o importante não é tentar interpretar os sonhos, mas sim apenas registá-los por forma a aumentarmos a nossa capacidade de memória dos sonhos. Será mais do que natural que, com o passar dos dias, as memórias dos sonhos serão iguais às obtidas na "vida acordada", o que fará com que a nossa consciencia vá dando mais realidade ao mundo onirico. Dito de outra forma, o nosso "eu" consciente começa a fundir-se com o inconsciente.
Por ultimo, podemos ler os sonhos do dia anterior - em qualquer altura do dia - e veremos como continuam vividos na nossa mente. Pessoalmente acho que o registo dos sonhos também ajuda-nos bastante a perceber com o que sonhamos e, em ultima instancia, a perceber o que está no nosso inconsciente (pelo menos no inconsciente mais imediato).
O diário de sonhos terá utilidades acrescidas, como veremos em posts futuros.

No comments:

Post a Comment