Friday, August 7, 2009

Quem sou?




Hoje gostaría de partilhar convosco alguma informação que li no "Sonhos Lúcidos de LaBerge sobre o que me parece ser a derradeira questão e objectivo dos sonhos lúcidos: a busca de quem realmente somos.
Como por certo já leram, existe toda uma corrente de Dream Yoga no Tibete que visa o aumento de consciência durante o sonho, por forma a que o discípulo reconheça a ilusão dos sonhos. É-nos dito que essa tomada de consciência e o eliminar dos véus de Maya ajudam imenso a fazer o mesmo neste plano de manifestação mais denso. Sendo assim, seguem dois excertos do livro.


(1º Excerto)

Sempre são os yogues e outros especialistas em "estados interiores" que afirmam serem capazes de conservar a percepção consciente a noite inteira, até mesmo durante o sono sem sonhos.
Sri Aurobindo Ghose, mestre indiano do século XX, escreveu: "até é possível ficar completamente consciente no sono e acompanhar os estágios dos nossos sonhos, do começo ao fim ou durante trechos grandes; verifica-se que nesses momentos temos consciência de que estamos passando de um estágio para o seguinte até atingir um período breve de repouso sem sonhos, luminoso e cheio de paz, que é o verdadeiro restaurador das energias da nossa natureza acordada, e depois voltar pelo mesmo caminho para a consciência acordada. Quando passamos assim de um estado para outro, é normal deixar que as sensações anteriores se afastem de nós; por sua vez, só são lembradas as sensações mais vívidas ou mais próximas da superfície acordada, mas isso pode ser remediado: é possível conseguir reter mais ou desenvolver o poder de voltar na lembrança, de sonho para sonho, de estado para estado, até que o todo esteja mais uma vez diante de nós. Embora seja difícil atingir ou manter estabelecido, um conhecimento coerente da vida do sono é possível".


(2º Excerto)

Normalmente apresenta-se num sonho um personagem que o sonhador considera que é ele mesmo. É com os olhos de sonho desse corpo de sonho que normalmente testemunhamos os factos do sonho. Comumente o corpo de sonho é quem achamos que somos enquanto estamos sonhando e parece que este é o suspeito óbvio. Só que na verdade apenas sonhamos ser aquela pessoa: esse personagem de sonho é apenas uma representação de nós mesmos. Dou a esse personagem o nome de "ator de sonho" ou "ego de sonho". O ponto de vista do ego de sonho é o de um participante, voluntário ou não, aparentemente contido num mundo multidimensional (o sonho), coisa bem análoga ao que você provavelmente está sentindo agora na sua existência.


Continua amanhã

2 comments:

  1. Muito interessante este post!

    Sri Aurobindo Ghose, passou por uma série de experiências espirituais.
    A sua yoga integral é uma síntese do Bhakti Yoga (A ciência do amor), o Karma Yoga (Educação da vontade), Jnana Yoga (Filosofia da vida), Hata Yoga (Filosofia do bem-estar físico), e Raja Yoga (Desenvolvimento mental pela força do pensamento).
    A sua busca foi principalmente olhar para a evolução da humanidade, num estado superior para alcançar o supramental.
    Existem lições destinadas a esclarecer a natureza do "eu real", que torna capaz de desenvolver a consciência, e ao mesmo tempo realizar essa consciência.
    Mais adiante falarei sobre esses ensinamentos.

    Um abraço,
    Lumenamena

    ReplyDelete
  2. Poucos foram aqueles que sabemos terem atingido o verdadeiro estado de um Raja Yoga.
    Confesso que também tenho uns apontamentos interessantes sobre o tema que serão publicados quando dedicares-te a escrever sobre esse tema. Cada coisa a seu tempo. :)


    Beijo,
    Richard

    ReplyDelete