Hoje gostaría de partilhar convosco alguma informação que li no "
Sonhos Lúcidos de LaBerge sobre o que me parece ser a derradeira questão e objectivo dos sonhos lúcidos: a busca de quem realmente somos.
Como por certo já leram, existe toda uma corrente de Dream Yoga no Tibete que visa o aumento de consciência durante o sonho, por forma a que o discípulo reconheça a ilusão dos sonhos. É-nos dito que essa tomada de consciência e o eliminar dos véus de Maya ajudam imenso a fazer o mesmo neste plano de manifestação mais denso. Sendo assim, seguem dois excertos do livro.
(1º Excerto)
Sempre são os yogues e outros especialistas em "estados interiores" que afirmam serem capazes de conservar a percepção consciente a noite inteira, até mesmo durante o sono sem sonhos.
Sri Aurobindo Ghose, mestre indiano do século XX, escreveu:
"até é possível ficar completamente consciente no sono e acompanhar os estágios dos nossos sonhos, do começo ao fim ou durante trechos grandes; verifica-se que nesses momentos temos consciência de que estamos passando de um estágio para o seguinte até atingir um período breve de repouso sem sonhos, luminoso e cheio de paz, que é o verdadeiro restaurador das energias da nossa natureza acordada, e depois voltar pelo mesmo caminho para a consciência acordada. Quando passamos assim de um estado para outro, é normal deixar que as sensações anteriores se afastem de nós; por sua vez, só são lembradas as sensações mais vívidas ou mais próximas da superfície acordada, mas isso pode ser remediado: é possível conseguir reter mais ou desenvolver o poder de voltar na lembrança, de sonho para sonho, de estado para estado, até que o todo esteja mais uma vez diante de nós. Embora seja difícil atingir ou manter estabelecido, um conhecimento coerente da vida do sono é possível".(2º Excerto)
Normalmente apresenta-se num sonho um personagem que o sonhador considera que é ele mesmo. É com os olhos de sonho desse corpo de sonho que normalmente testemunhamos os factos do sonho. Comumente o corpo de sonho é quem achamos que somos enquanto estamos sonhando e parece que este é o suspeito óbvio. Só que na verdade apenas sonhamos ser aquela pessoa: esse personagem de sonho é apenas uma representação de nós mesmos. Dou a esse personagem o nome de "ator de sonho" ou "ego de sonho". O ponto de vista do ego de sonho é o de um participante, voluntário ou não, aparentemente contido num mundo multidimensional (o sonho), coisa bem análoga ao que você provavelmente está sentindo agora na sua existência.
Continua amanhã
Muito interessante este post!
ReplyDeleteSri Aurobindo Ghose, passou por uma série de experiências espirituais.
A sua yoga integral é uma síntese do Bhakti Yoga (A ciência do amor), o Karma Yoga (Educação da vontade), Jnana Yoga (Filosofia da vida), Hata Yoga (Filosofia do bem-estar físico), e Raja Yoga (Desenvolvimento mental pela força do pensamento).
A sua busca foi principalmente olhar para a evolução da humanidade, num estado superior para alcançar o supramental.
Existem lições destinadas a esclarecer a natureza do "eu real", que torna capaz de desenvolver a consciência, e ao mesmo tempo realizar essa consciência.
Mais adiante falarei sobre esses ensinamentos.
Um abraço,
Lumenamena
Poucos foram aqueles que sabemos terem atingido o verdadeiro estado de um Raja Yoga.
ReplyDeleteConfesso que também tenho uns apontamentos interessantes sobre o tema que serão publicados quando dedicares-te a escrever sobre esse tema. Cada coisa a seu tempo. :)
Beijo,
Richard