Wednesday, August 12, 2009

O fascinante mundo dos sonhos (2ª parte)



Deixo-vos agora com a segunda parte do artigo publicado ontem.


"O acto de voar nos sonhos, traduz um desejo de liberdade. Este pode ser expresso em aviões, aves e tudo o que possa voar.
Sonhar com números, implica bastantes significados, já que, cada número transmite uma significação que deverá ser adequada ao contexto do sonho. Números grandes, podem traduzir dinheiro ou abundância. Contrariamente ao que possa parecer, a morte, pode significar o fim de um ciclo e até a necessidade de iniciar algo novo. Efectivamente, traduz uma ruptura com algo: um sentimento, uma pessoa, uma situação de conflito, entre outras.
Sonhar com jardins, geralmente é um bom prenúncio, sobretudo, porque é um local de paz e de beleza. A quantidade de flores e de árvores, poderá remeter-nos para o apuramento de significados mais detalhados. Estar num cruzamento, ou próximo dele, representa a liberdade de escolha, a procura de uma alternativa, a consciência de que existem alternativas ou a dificuldade em escolher na diversidade. Se conseguir ver os sinais de trânsito, certamente que poderá
acrescentar as pistas para desvendar o significado do sonho.
No caso de sonhar com o mar, este poderá simbolizar a imensidão, as oportunidades, mas também a solidão. Analise o ambiente envolvente e verifique se é positivo ou negativo.
Sonhar com crianças, pode não ser sinónimo do grito biológico, mas sim de algo que nos traz saudades da infância, de algo que queremos recomeçar, ou de uma fase muito feliz que estamos a viver.
A montanha, é o célebre sonho pelo qual todos passamos, mesmo que não nos recordemos. A queda significa o medo; de crescer, do desconhecido, da grandiosidade ou a consciência de que somos pequenos no mundo. A escalada, representa as dificuldades que sentimos. Se chegar ao topo, está em condições de avançar numa etapa da sua vida, se ainda lá não conseguiu chegar, precisa de mais algum tempo e esforço para ter mais força e capacidades. Se está a descer, é porque precisa de mais desafios para planear e orientar a sua vida.
Se por um lado, é interessante e enriquecedor compreender o que o nosso cérebro nos transmite durante o sono, por outro, é preciso evitar os exageros, pois a constante tentativa de explicação dos sonhos, poderá colocar-nos, não só em exaltação, como em situações de insónia pela ansiedade causada. Se houver um sonho que o perturbe e do qual se recorde, tente saber o que poderá significar. Esta atitude é importante para descansar e para encontrar uma explicação palpável para algo que o possa intrigar. Ao mesmo tempo, a sua capacidade intuitiva e a análise do quotidiano, igualmente serão um bom suporte para entender e interpretar os sonhos. Se está a passar por uma fase negativa, será mais possível que os sonhos sejam negativos e sombrios.
Quando a fase é positiva, naturalmente os sonhos terão conteúdos favoráveis. Muitas vezes, estas imagens reflectem carências, problemas, desejos e aspirações, tal como podem desvendar medos e
frustrações. De uma forma moderada, tente interpretar algo que não é novo, mas que pode ajudar para que se sinta mais tranquilo.
Não se esqueça de que, existem muitas mais interpretações e atribuições de significados ao que sonhamos e que esta é uma ferramenta da psicanálise, pois Freud descreveu que, o estudo dos sonhos é um elemento muto importante para se compreender eventuais problemas psíquicos nos indivíduos. Através da terapia do sono, em que o paciente é acordado estrategicamente, é possível compreender o que o inquieta e ajudá-lo a superar medos e traumas do passado."

No comments:

Post a Comment