Wednesday, August 19, 2009

2º passo: a auto-sugestão ou Coueismo



Depois de criarmos um diário de sonhos é natural que nos apercebamos de que uma parte dos nossos sonhos são motivados por acontecimentos do nosso dia-a-dia. Depois de apercebermo-nos disso, é natural concluir que talvez seja possível darmos sugestões ao nosso inconsciente. Essa técnica, ou método, denomina-se de coueismo.
O coueismo é um método de converter desejos em sugestões inconscientes. O seu criador, Emile Coue, definiou os seus principios fundamentais:
1º reescrever o desejo como se estivessemos a descrever uma situação positiva no presente. Exemplo: "Eu quero ter sonhos lúcidos" passa a ser "Eu tenho sonhos lúcidos". É importante nunca formular frases com termos de negação, exemplo: "Eu não vou acordar caso aperceba-me que estou a sonhar".
2º Depois de escolhermos a ideia no 1º passo, devemos repeti-la 20 vezes quando sentirmos que estamos a adormecer. Deverá ser depois repetida no momento em que acabamos de acordar.
Estes dois momentos do dia são importantes visto estarmos numa espécie de estado hipnótico. O momento de adormecer é identico ao do transe hipnótico: as faculdades racionais e criticas da mente estão suspensas, deixando o inconsciente particularmente receptivo a sugestões.
Ao contrário da mente consciente, o inconsciente não trabalha com nenhuma linguagem pelo que não devemos usar termos com vários significados nas nossas auto-sugestões.
Em artigos posteriores, voltaremos a este tema para desenvolvê-lo. Mais uma vez relembro que alguns dos artigos publicados neste blog têm como base a obra Lucid Dreaming de VH Frater Justificatus e têm como objectivo a aplicação prática dos conhecimentos.

Se tiverem experiencias interessantes relacionadas com o tema deste artigo, não hesitem em publicá-las cá na forma de comentários.

No comments:

Post a Comment