Saturday, August 15, 2009

Os três degraus até à lucidez



Como todos os leitores atentos deste blog sabem, existe um fio condutor nos artigos, bem para lá do tema dos posts. Sendo assim, hoje vou fazer o post seguinte ao artigo em que falei sobre algumas questões introdutórias do tema em questão.

Embora alguns de nós tenhamos mais facilidade do que outros para sonhar lucidamente, sem grandes treinos, a verdade é que todos nós podemos ter sonhos lúcidos. Os sonhos lúcidos são atingíveis mediante uma forte motivação e um conjunto bem definido de técnicas. Podemos dizer que os métodos para atingir a lucidez nos sonhos seguem um modelo conceptual dividido em três partes:

A recordação dos sonhos é um método para aumentar a presença e a memória nos sonhos. As pessoas que não se recordam dos seus sonhos ou até aquelas que acordam apenas para se esquecerem que estiveram a dormir, não darão bons sonhadores lucidos. É, portanto, necessário disciplinar a nossa mente para ficar mais desperta nos nossos sonhos. Com persistência, a memória dos sonhos aumenta drásticamente logo após algumas noites de treino.

A segunda parte do modelo conceptual é a auto-sugestão dos sonhos que consiste em decidirmos qual será o tema dos sonhos. A auto-sugestão é fundamental para aqueles que queiram fazer trabalhos especificos nos sonhos, como sendo a cura interior. Poderá também ser usado, como veremos num post mais à frente, como técnica de despertar no sonho.

A ultima parte, e objectivo ultimo, é a própria lucidez. É dificil manter o estado de lucidez ou evitar acordar. Para isso, deveremos ter em conta uma série de técnicas que nos permitirão manter o estado de lucidez.

Os posts seguintes, dentro deste tema em concreto, abordarão em pormenor estas várias etapas, expondo técnicas e alguns relatos. Lembrem-se sempre que não existem impossíveis. Existem sim impossibilitados.

No comments:

Post a Comment