Tuesday, August 11, 2009

O fascinante mundo dos sonhos



Olá amigos, hoje deixo-vos a reprodução de um artigo enviado por um grande amigo meu. Embora não seja da autoria dele, gosto sempre de assinalar quem faz chegar a informação até mim. Abraço Cirilo!


"Os sonhos parecem constituir um desafio e um mistério, já que muito se escreve sobre o assunto, mas pouco se tem conseguido provar em termos científicos. Ainda assim, todos nos fascinamos por este assunto e queremos aprender mais. Por isso, aceite este desafio!
Antes de arriscar o significado, importa perceber que existem vários tipos de sonhos. Com essa categorização, certamente que será mais fácil compreender o que reveste o mundo que se processa enquanto dormimos.
Os sonhos criativos, representam as imagens através da pintura ou da escrita que o sujeito desenvolve enquanto dorme. No caso dos sonhos lúcidos, estes surgem como uma expressão da realidade, ao ponto da pessoa conseguir controlar os factos, como se estivesse a participar num filme. Este tipo de sonho permite que a pessoa se encontre nele e que reconheça outras pessoas.
Neste tipo de sonho, pode acontecer a coincidência de uma pessoa interveniente no nosso sonho, igualmente ter passado pela mesma experiência a dormir, ou de nos surgir nos dias seguintes.
No que se refere a pesadelos, estes são preenchidos com figuras lendárias, monstros, fantasmas e facilmente nos remetem para a impressão de que o medo pode estar instalado na nossa personalidade.
O facto da pessoa sofrer algum tipo de desconforto no pesadelo pode ser interpretado como alguma reacção menos positiva, como uma personificação de algo que nos assusta etc.. Em jeito de exemplo, se estiver preso no pesadelo, é porque há algo na sua vida real que o asfixia, se o monstro o ataca, é porque há situações de medo no quotidiano, mas quando algo o apresenta como vitorioso, é um símbolo de que está com capacidade para lidar com essas situações negativas e de lutar contra os obstáculos.
Os sonhos previsíveis, representam que a pessoa acredita que o que se passou nos sonhos se irá realizar na sua vida e podem estar associados à previsão do futuro. Não sendo possível provar este facto, existem coincidências, muitas vezes, um reflexo da consciência de que há um perigo e, no sonho este revela-se. Por vezes, acontece na vida real, ainda que apresentado noutras formas.
Os sonhos repetitivos, habitualmente revelam que algo o preocupa e que não o tem conseguido superar. Quando fazemos algo por resolver essa situação, este tipo de sonho tende a desaparecer.
Quanto aos sonhos sensuais, apesar de serem mais frequentes na fase da puberdade, perseguem-nos ao longo da vida e, geralmente revelam-nos desejos sexuais ainda não concretizados, ou uma experiência muito positiva que se quer repetir. Muitas vezes, o desejo está recalcado pela cultura, pela punição, ou outros aspectos e, o acto de sonhar, como não tem barreiras ou censura psíquica, abre portas a essa informação.
Em resumo, percorra a atribuição de significados dos sonhos:as árvores podem representar a vida, a constituição de família e a crença nas oportunidades."


(Continua amanhã)

No comments:

Post a Comment