Thursday, August 20, 2009

Auto-sugestão do tema dos sonhos



Depois de nos lembrarmos dos sonhos, com a ajuda do diário de sonhos, e exercendo alguma vontade com o Coueismo, chega a altura de começarmos a fazer exercicios de intensão de sonhos.
Relembro que o objectivo é desenvolvermos estas capacidades, pelo que os os posts de "aprendizagem" serão publicados semanalmente. Enquanto praticamos os métodos aqui descritos, vou publicando outras curiosidades sobre sonhos lúcidos. A Lumena também iniciará um sub tema, dando enfoque à importância da meditação nos sonhos lúcidos.
O primeiro método de auto-sugestão do tema dos sonhos é o mais básico. Enquanto não dominarmos a arte de indução do tema dos sonhos, é-nos dito que devemos escolher temas com os quais não estamos envolvidos emocionalmente. Mais uma vez, o diário dos sonhos é uma preciosa ajuda, uma vez que através da sua consulta podemos saber qual é o padrão dos nossos sonhos.
Na altura em que formos dormir deveremos escrever algo do tipo: "Vou sonhar com..." e dizemos o tema do sonho. Esta frase ficará na mesma página que usaremos para registar o que efectivamente sonhamos nessa noite. De seguida, podemos usar o nosso treino em Coueismo dizendo a nós próprios "consigo direccionar os meus sonhos".
Posteriormente, ao registarmos os sonhos devemos sublinhar a parte do relato que coincida com o tema escolhido por nós. Se ainda tivermos tempo para dormir e não tivermos sonhado com o que nos propusemos, devemos escrever novamente a frase "Vou sonhar com..." sublinhando o "Vou".
Se depois de uma noite de sono não conseguirmos sonhar com o tema escolhido, devemos registar no nosso diário o seguinte texto: "Decidi não sonhar com o tópico escolhido", ficando assim explicito que a responsabilidade e capacidade de indução de sonhos depende inteiramente de nós próprios.
Como eu próprio vou experimentar este método durante uma semana, só daqui a uns dias é que voltarei a publicar algo sobre métodos de sonhos lúcidos. Até lá, e como dito anteriormente, poderão surgir algumas curiosidades sobre sonhos lúcidos ou os posts da Lumena sobre a meditação. Como podem ver, têm mais do que motivos para ficarem por cá!

Até lá, convido-vos a partilharem as vossas experiências.

No comments:

Post a Comment