Saturday, July 25, 2009

Sonhos lúcidos: noções básicas e a serotonina



Como já foi amplamente escrito, por sonhos lúcidos podemos entender o acto de sonhar de forma consciente, isto é, sabemos que estamos a sonhar mas mesmo assim não acordamos.
O nosso cérebro tem um neurotransmissor chamado serotonina que tem como função fundamental "a percepção e avaliação do meio que rodeia o ser humano, e a capacidade de resposta aos estímulos ambientais." Os níveis correctos de serotonina no cérebro faz com que tenhamos saúde mental. Por sua vez, níveis baixos desta molécula causa depressão e níveis exageradamente altos provoca doenças como a esquizofrenia, paranoida, etc.
Os níveis de serotonina são normalmente aumentados com o sono normal, mas o denonimado REM sleep (Rapid Eye Movement sleep: o tipo de sonhos com forte componente visual) tende a diminuir drásticamente os níveis desta molécula no cérebro.



O que tens isto que ver com os sonhos lúcidos? Os sonhos lúcidos consistem num conjunto de técnicas que procuram estimular e aumentar os sonhos do tipo REM e, por conseguinte, diminuem os níveis de serotonina no cérebro.
Recapitulando os conceitos básicos, um sonho lúcido ocorre normalmente dentro de um ciclo de sonho REM, em que o sonhador toma consciência que está a sonhar mas que continua no estado de sonho. Este tipo de sonhos distinguem-se perfeitamente dos restantes, uma vez que:

* O sonho lúcido fica gravado na nossa memória de uma forma muito mais intensa;
* Parece ser muito mais realista;
* O sonhador tem a convicção que é uma personagem activa no sonho, em vez de ser um espectador passivo como acontece nos sonhos normais;
* O sonhador pode ainda despoletar todo o tipo de acções conforme a sua vontade;
* O sonhador é capaz de afectar o cenário e o conteudo do sonho através de um esforço de concentração;
* O sonhador pode ainda definir a forma como interage com o próprio sonho, incluindo acções ditas impossíveis na nossa realidade do dia-a-dia, como sendo: mudar a forma do corpo, passar através de objectos sólidos, levitar, voar pelo espaço, teleportar-se, viajar no tempo, etc.

As razões principais para que um sonho lúcido não corresponda ás nossas expectativas, são:
* Falta de experiência em sonhos lúcidos;
* Falta de prática;
* Falha na observação de uma ou mais regras ou principios básicos;
* Algo no nosso inconsciente que está a afectar o conteudo dos nossos sonhos;
A solução para as duas primeiras razões é trivial. A solução para a terceira razão aponta para um comportamento por parte do sonhador lúcido idêntico à forma como um cientista trata a sua experiência: devemos tentar identificar o que correu mal, tomar nota disso, repetir o exercicio desta vez de forma rectificada. Para isto será fundamental o uso de um diário de sonhos, como já foi explicado noutro artigo, e será abordado futuramente em detalhe.
A solução para o ultimo tópico é mais complicada, mas poderá vir do próprio sonho. Por vezes é obvio que algo está errado, porque seja a afectar directamente o sonho. Outras vezes, o motivo permanece escondido. Aqui é-nos sugerido que nos tornemos familiarizados com a Psicologia e com a Psicanalise.

Nos próximos artigos serão descritas de forma objectiva e detalhada algumas técnicas usadas para ter sonhos lúcidos. Até lá, podem ver a série de links (textos, videos e documentários) que disponibilizei no blog, ou ler a obra na qual vou basear-me para continuar a escrever.

No comments:

Post a Comment