Sunday, July 5, 2009

Iniciação acordada em sonhos lúcidos


A ultima técnica que vou descrever tem o nome de "iniciação acordada em sonhos lúcidos". Praticamente todos os dias tento aplicar esta técnica e os resultados são (para o meu actual estado de evolução) mistéricos.
Do inglês wake-initiation of lucid dreams, esta técnica ocorre quando o sonhador entra num ciclo de sono REM sem ter perdido a consciencia; ou seja, entra directamente no estado de sonho a partir do estado de acordado. Existem enumeros métodos para induzir WILDs mas o elemento chave é conhecer o estado hipnagógico que é a fronteira entre estar acordado e estar a dormir. Se a pessoa conseguir estar consciente durante este estado, é altamente provavel que entre no estado de sonho de forma consciente.
Existem alturas em que se torna mais facil de aplicar este método. Recomenda-se que se tente depois de ter dormido de três a sete horas, ou durante uma sesta. O truque é tentar manter a mente ocupada enquanto o corpo relaxa. Para isso, podemos contar, imaginar que estamos a subir uma escadaria, focar a nossa atenção num simbolo, etc.
A meu ver, um dos contras desta técnica é que enquanto transitamos para o estado de sonho podemos experienciar o que normalmente chama-se de paralesia do sono (lembram-se do post que escrevi sobre isto no outro blog? Pois, já naquela altura andava de volta disto). O sintoma mais óbvio da paralesia do sono é não conseguirmos mexer o corpo, mas também podem surgir outros, entre eles: vibrações rápidas, ouvir sons bastante altos ou sentir que fomos arranjados para outro tipo de consciencia corporal. Se já tiverem lido relatos sobre as primeiras experiencias com Ayahuasca ou Iboga, sabem que as experiencias são em tudo idênticas com isto.
Os relatos deste estado intermédio entre o acordado e o sonho é diverso e interessante. Algumas pessoas dizem sentir algo idêntico a como se estivessem a passar da água para o ar. Outras dizem que conseguem ver uma sequência de imagens bastante real, e ainda outras dizem ter experiências como se estivessem fora do corpo. Mais à frente vou explorar a ligação entre esta técnica de sonhos lúcidos e as experiências extra-corporais.
O próximo post será uma descrição mais exaustiva e bastante mais exacta sobre este tipo de técnica.

1 comment:

  1. Olá

    Existe uma técnica que não está descrita em lado nenhum. É arriscada e foi aperfeiçoada por mim!
    A taxa de sucesso é elevada.
    Algumas "técnicas" aqui descritas resultam em conjunto e também são utilizadas. Não lhes chamaria técnica, mas sim, preparação para a maior das sensações.

    ReplyDelete