Wednesday, July 1, 2009

Introdução sobre sonhos lúcidos




Olá, vou dar inicio a uma exposição sobre sonhos lúcidos que basicamente sintetiza algumas pesquisas que fiz não há muito tempo.
Um sonho lúcido, por vezes denominado de sonho consciente, consiste num sonho em que o sonhador está consciente de que está a sonhar. Quando o sonhador está lúcido pode participar activamente no sonho manipulando-o com experiências imaginárias no ambiente do sonho.
Os sonhos lúcidos podem ser extremamente realistas dependendo unicamente do grau de consciencia do sonhador durante o sonho. Um dos aspectos importantes a ter em conta nos sonhos lúcidos é que o sonhador, ao aperceber-se que está a sonhar, deve controlar o entusiasmo e não acordar. Confesso que já aconteceu-me algumas vezes aperceber-me que estava a sonhar - dado o "surrealismo" do próprio ambiente - e acordar entusiasmado.
Para além de existirem técnicas que tentarei descrever mais adiante, existiram Escolas ao longo do tempo que dedicaram-se ao desenvolvimento da consciencia onirica. Os budistas tibetanos desenvolveram um tipo específico de Yoga denominado de Yoga dos Sonhos. Outra vertente conhecida é a meditação Dzogchen também conhecida pelo despertar Rigpa, contemplação ou presença. A presença durante o sonho está associada com a prática da Luz Natural Dzogchen. Esta prática leva aos sonhos lúcidos apenas como efeito secundário ao contrário do Yoga dos Sonhos que tem esse objectivo como primordial.
De acordo com os sábios budistas, os sonhos lúcidos ajudam a compreender a irrealidade da própria manifestação dos fenómenos. As pessoas que tornam-se conscientes que estão a sonhar adquirem um controlo enorme sobre si mesmas, fundindo o seu inconsciente com o seu consciente. Em rigor, levam a luz da consciencia a planos normalmente inconscientes.
Num futuro post irei descrever algumas técnicas para atingir sonhos lúcidos e, no final, descreverei uma experiência que eu próprio tive (se bem que já está publicada noutro blog).

No comments:

Post a Comment