Saturday, July 4, 2009

Técnicas de sonhos lúcidos: "acordar e voltar para a cama" e "técnica de ajuste do ciclo (de sono)"



Outra das técnicas mais conhecidas para induzir sonhos lúcidos é chamada de "acordar e voltar para a cama" e, basicamente, é mesmo nisso que a técnica consiste.
É considerado como sendo o método mais simples para induzir sonhos lúcidos. Pessoalmente, dedico-me a este método ao fim de semana onde é mais fácil de aplicá-lo. O método sugere deitarmo-nos cansados e acordar passadas cinco ou seis horas. Depois devemos ficar acordados cerca de uma hora focando todos os nossos pensamentos em sonhos lúcidos. Depois voltamos para a cama e praticamos o método descrito no post anterior.
Algumas pesquisas apontam para uma taxa de sucesso à volta dos 60% usando esta técnica para induzir sonhos lúcidos. Isto tem a ver com o facto dos ciclos REM (serão explicados num futuro post) tornarem-se cada vez maiores com o passar da noite, sendo que esta técnica tira proveiro do melhor ciclo REM da noite.
Este método tem uma nítida vantagem sobre os anteriores, pelo menos de acordo com a minha própria experiência pessoal. Torna-se bastante simples de lembrarmo-nos de enumeros sonhos tidos na mesma noite, e isso é, como vimos anteriormente, um passo importantíssimo para conseguir ter sonhos lúcidos.
Existe uma variante desta técnica denominada de "técnica de ajuste do ciclo (de sono)". Basicamente o objectivo deste método é induzir maior lucidez na ultima parte do sono. O primeiro passo é passar cerca de uma semana acordando noventa minutos mais cedo do que o habitual até o ciclo de sono começar naturalmente a ajustar-se. Depois de termos conseguido ajustar o ciclo de sono, alternamos diariamente entre a antiga hora de acordar e a nova. Nos dias em que acordamos à hora normal, o corpo está pronto para acordar e aumenta a capacidade de alerta, tornando os sonhos lucidos mais provaveis. Existe ainda uma variante desta técnica que diz que a pessoa deve acordar mais cedo do que o normal e voltar rapidamente para a cama.
Nos futuros posts vou abordar mais uma ou duas técnicas para obter sonhos lúcidos e ainda alguns "testes de realidade". Fiquem por cá.

No comments:

Post a Comment