Friday, July 3, 2009

Sonhos lúcidos: recordação dos sonhos e indução mnemónica



Existem variadíssimas técnicas para induzir sonhos lúcidos. Embora a mesma pessoa possa tentar várias, cada uma adapta-se a um tipo diferente de pessoa. Alguém que já tenha algum nível de consciencia provavelmente tentará a técnica que induz a adormecer consciente, ao passo que uma pessoa mais ligada à devoção tentará técnicas de auto-sugestão.
A técnica de relembrar os sonhos é, na minha opinião, um pré-requisito e não uma técnica própriamente dita. Ajuda a aumentar o nivel de consciencia nos sonhos acabando por despoletar sonhos lúcidos. É sugerido manter um diário com os sonhos. Para lembrarmo-nos melhor dos sonhos, devemos permanecer na cama com os olhos fechados depois de acordar. Dizem-nos ainda que se colocarmo-nos nas posições de sono aumentamos a possibilidade de nos recordarmos dos sonhos.
Uma das técnicas mais conhecidas é a capacidade de ter sonhos lúcidos através da indução mnemónica. Basicamente esta técnica explica como desenvolvermos uma intenção objectiva enquanto entramos no estado de sono. O objectivo é que quando estivermos a sonhar nos lembremos de fazer alguma coisa e, automaticamente, sabermos que se o estamos a fazer é porque estamos a sonhar. Por exemplo, se durante o dia fizermos algumas coisas chave e sugerirmos que vamos também fazê-las nos sonhos, quando as fizermos podemos saber instantaneamente se estamos ou não a sonhar, uma vez que dependendo do mundo em que estamos o resultado é diferente. Entre elas, destacam-se as seguintes:
- contar os dedos da mão;
- olhar duas vezes seguidas para um relógio;
- abrir duas vezes o mesmo livro;
Como facilmente constactamos, se repetirmos essas actividades neste plano da manifestação o resultado é o mesmo, talvez - simplesmente - por serem planos em que a matéria é mais densa e, por conseguinte, de mais lenta mutação. Dizem-nos que se abrirmos o mesmo livro duas vezes seguidas no mundo onirico o conteudo do livro varia drásticamente.
Dias antes de ter o meu unico sonho lúcido reparei em dezenas destas coisas. Olhava para o horizonte e estava "de dia", voltava a olhar e estava "de noite". Olhava para o meu prato de comida e estava cheio, voltava a olhar e estava vazio e a própria mesa tinha mudado de forma; e por aí a diante...
Um elemento chave neste tipo de técnica é rever mentalmente o sonho mal tenhamos acordado. Podemos aproveitar esse facto para voltarmos a adormecer, com a recordação do sonho em mente, para aumentarmos a probabilidade de continuarmos a sonhá-lo.

No comments:

Post a Comment