Thursday, July 2, 2009

Introdução sobre sonhos lúcidos (2ª parte)



Como podemos ter sonhos lúcidos? Dizem-nos que o primeiro passo é convercermo-nos que os sonhos são importantes e que podemos aprender através deles.
De facto o mundo dos sonhos, mesmo quando não controlados, são um mar de experiências que podem ser tão válidas como as que temos nestes planos mais densos da manifestação. Se o nosso objectivo é recolher o resultado das experiencias e não a experiencia/acontecimento em si, o mundo dos sonhos pode ser um autêntico acelerador da nossa própria evolução caso consigamos induzir as experiencias que necessitamos; e é esse o segundo passo: a auto-sugestão.
A chave é a simples auto-sugestão associada à observação sistemática. É-nos dito que podemos auto induzirmo-nos a estados graduais de maior lucidez nos sonhos depositando as nossas intenções oniricas em frases ou em pensamentos que terão de ser repetidos quando nos prepararmos para dormir. Confesso que acho que é preciso mais do que isto. Para além da auto-sugestão é preciso haver alguma fé ou uma vontade superior. A unica vez que consegui ter um sonho lúcido, em que controlei-o até lançar uma OBE, deveu-se a uma vontade enorme em unir-me a outra pessoa no mundo onirico.
Estes exercicios de auto-sugestão fazem com que paulatinamente nos consigamos lembrar cada vez melhor dos nossos sonhos. Estou convencido que outra coisa que ajuda é, durante o dia, colocarmos a nossa consciência num processo de intenção de associarmo-nos ao mundo dos sonhos, por exemplo, tentando reviver os sonhos que tivemos na noite anterior. Aos poucos, começamos a sentir os sonhos cada vez mais presentes.
Outro exercicio que pode introduzir uma rotura enorme com a nossa concepção do real é dizermos para nós mesmos de forma intencional, quando vamos dormir, que - na verdade - vamos acordar. E quando acordamos pela manhã dizemos a nós mesmos - com sinceridade - que acabamos de adormecer. Passados alguns dias sentimos que a barreira entre os mundos é muito mais ténue do que imaginamos durante toda a nossa vida, e penso que é a partir daqui que podemos realmente encontrar uma técnica, ou misto de técnicas, que nos ajudarão a induzir sonhos lúcidos.

No comments:

Post a Comment