Friday, August 14, 2009

O Sonho que Cura



Ao ler-mos sobre sonhos lúcidos e estados alterados de consciencia, é inevitável passar ao lado do aspecto curativo que estas experiências podem ter. Sendo assim, achei por bem disponibilizar mais um excerto da excelente obra de LaBerge "Sonhos Lúcidos".


Testemunhando o poder emocional de cura dos sonhos, Goethe escreveu: "Houve vezes em que adormeci em lágrimas; mas nos meus sonhos formas das mais encantadoras vieram me animar, e acordei revigorado e animado".
No mundo antigo o uso dos sonhos na cura era muito disseminado. Os doentes dormiam nos templos de cura, em busca de sonhos que curassem ou ao menos diagnosticassem a doença e sugerissem, um remédio. Menciono isso para lembrar que curar por meio de sonhos lúcidos é uma idéia parcialmente nova e parcialmente antiga. Mas antes de continuar precisamos primeiro esclarecer exatamente o significado das palavras "saúde" e "cura".
Segundo a concepção popular, uma função importante desempenhada pelo sono e pelos sonhos é proporcionar a recuperação. Acontece que há provas científicas que sustentam a concepção de sono de Macbeth, ou seja, "o sono é o principal fornecedor de alimento no banquete da vida". Por exemplo, entre muitas espécies existe uma correlação entre a quantidade de sono e a necessidade de recuperação, como se vê medindo a taxa metabólica. Da mesma forma, no caso dos seres humanos o exercício físico leva a ter mais sono, especialmente sono delta, que, por sua vez, libera mais hormônio do crescimento. Por outro lado, parece que o exercício mental ou o esforço emocional dão como resultado um aumento do sono REM e, conseqiientemente, um aumento de sonhos. Por ser uma ocasião de isolamento relativo dos desafios ambientais, o sono permite que a pessoa recupere a saúde ótima ou a capacidade de reagir adaptavelmente. Os processos de cura pelo sono são holísticos, ocorrem em todos os níveis do sistema humano. É provável que nos níveis psicológicos mais altos essas funções curativas normalmente sejam desempenhadas durante os sonhos do sono REM. Digo "normalmente" porque, devido a atitudes e hábitos mentais mal adaptáveis, nem sempre os sonhos desempenham as suas funções, como se pode ver no caso dos pesadelos (...)

(Continua...)

1 comment: