Wednesday, July 22, 2009

Ayahuasca, a Trepadeira das Almas

(reedição do artigo "Ayahuasca, a Trepadeira das Almas")



A Ayahusca é uma bebida psicoactiva consumida em toda a região amazónica. É a combinação de duas palavras quechua, a lingua dos índios da montanha, no Peru, e significa "a trepadeira dos mortos ou espíritos".
As lendas dos Índios dizem que as plantas de poder nos foram deixadas por deuses para aprendermos a ser humanos. A Ayahuasca é bebida em chá, com Chacrona, e provoca uma hiperconsciência em quem a ingere. Bebida suprema de anti-oxidantes, é também um agente de cura para doenças terminais, rejuvenescedora e desintoxicante natural. Tem sido usada desde sempre no processo de tomada de decisões numa tribo, para localizar a caça, ver lugares distantes e prever o futuro. O xamã de hoje usa-a para ver a constituíção interna dos pacientes, fazer o seu diagnóstico, e entrar em contacto com seres e guias que lhe passam informação sobre o tratamento adequado.
A Ayahusca ou Benisteriópsis é uma trepadeira. As suas folhas e tronco contêm níveis elevados de betacarbolinas ou alcalóides de harmala. O consumo de Benisteriópsis sozinha resulta numa certa ebriedade, sem visões. Esta planta é misturada com Chacrona, cujas folhas bem características apresentam, no dorso, alguns "nós" no centro.
A Chacrona contém DMT (dimetiltriptamina), alucinogénico poderoso que acelera a activação dos neurotransmissores de serotonina. Quando ingerido oralmente, o DMT é desactivado pelo MAO (monoamino-oxidase). Com Banisteriópsis, o processo é invertido, com uma desactivação dos inibidores da MAO. A serotonina participa em vários aspectos das funções cógnitivas superiores, como o planeamento e tomada de decisões. É o neurotransmissor dos neurónios que transmite as sensações de dor e induz o sono. A partir da serotonina metaboliza-se a melatonina, outro neurotransmissor sofisticado, que regula o relógio biológico, os ritmos circadianos e a fisiologia da retina. A glândula pineal actua como transmissora, transformando sinais luminosos em sinais hormonais. Em suma, a serotonina é uma espécie de filtro de percepções.
É importante não esquecer que as drogas em geral adormecem o cérebro, são narcóticos. As plantas mestras, pelo contrário, levam o cérebro ao seu potencial máximo, iluminando todos os recantos, abrindo todas as gavetas da alma.

Num futuro artigo transcreverei alguns depoimentos concretos sobre experiências em estados alterados de consciência.

Fonte: "Ayahusca - O caminho da alma", Géraldine Correia, Pergaminho.

1 comment:

  1. Em Janeiro 2011, de 6 a 9, de 13 a 16, de 20 a 23 e de 27 a 30, iremos receber em Portugal pela primeira vez Ricardo Amaringo, para cerimónias segundo o ritual tradicional Shipibo da Amazónia.
    Aos 47 anos, Ricardo Amaringo é um dos curandeiros shipibo mais dotados da sua geração: mais de 20 anos de experiência e um conhecimento profundo das plantas medicinais, herança milenar do povo Shipibo-Conibo. Originário de Pucallpa, perto do rio Ucayali, vive actualmente em Iquitos, no Perú. Aprendeu a medicina com Maria Arevalo, a mãe de Guillermo Arevalo, e dietou as principais plantas maestras, Toe, Nihue rao, Colondrina sacha, Ayahuma, Tchai, Coca, etc … Há 10 anos aprofundou o seu trabalho com Guillermo e trabalhou com ele no Centro Espiritu de Anaconda ao longo desse período. 

    - Preparação:
    - Existe uma dieta a respeitar antes das cerimónias. Se pretende participar, elimine da sua alimentação o quanto antes a carne vermelha (porco, vaca, pato, enchidos e charcutaria), lacticínios, alcóol, açúcar e sal. Evite também relações sexuais até uma semana antes - esta medida é recomendada, porque permite tirar o melhor partido da medicina, conservando essa energia para o seu trabalho interior. Quanto à carne vermelha e alcool, bem como medicamentos anti-depressivos, podem provocar choque energéticos quando se ingerir a Ayahuasca. Legumes e fruta são ideais.


    - Custo:
    O custo será de 125 euros por cerimónia, incluindo dormida na sala, e pequeno-almoço, trazendo o saco de cama e almofada pessoais, . Se pretender um quarto, poderá pagar 20 euros adicionais, incluindo as refeições, por dia. 

    - Local: Quatro ventos, Mafra, www.4ventos.org

    - O trabalho realiza-se até à madrugada do dia seguinte.
    - Preencha o formulário em anexo, assine-o e traga-o, e consulte as contra-indicações, ou contacte-nos em caso de dúvida
    - Por favor reserve o seu lugar - a lotação é limitada - transferindo 50% do montante para o seguinte NIB, com indicação do ou dos dias pretendidos:

    Banco Espirito Santo
    0007 0000 00117870327 23

    Géraldine Correia

    Não hesite em contactar-me para mais informações.

    Deixo aqui um excerto de reportagem curta sobre Ricardo Amaringo 
    http://www.youtube.com/watch?v=vaUhycYOV-s

    Géraldine Correia

    geraldinecorreia@caminhodaalma.com

    ReplyDelete