Friday, July 24, 2009

A Constituíção Oculta do Homem



Os posts seguintes serão sobre sonhos lúcidos se bem que com maior pormenor do que tratado anteriormente. Depois, seguir-se-ão alguns posts sobre OBEs (out-of-body experiences) mas, para perceber isto tudo, temos que conhecer a constituíção oculta do Homem; e é precisamente esse o tema para hoje.

As antigas tradições afirmam que o Homem é constituído por sete veículos internos, desde o mais físico até ao mais sublime e altamente mistérico. Estes veículos não estaríam isolados uns dos outros, antes interpenetravam-se de formas que não fazem parte do ambito deste post.
Estes sete veículos eram agrupados em dois conjuntos: um, de características temporais, formando a personalidade e o outro, intemporal, formando a essência divina do Homem.
O primeiro veículo é o etéreo-físico. Os antigos Hindus chamavam-no de Stula Sharira e basicamente consiste no nosso corpo físicoe na força que o mantém unido segundo uma forma determinada.
Segue-se o veículo energético, denominado de Prana Sharira. Basicamente, corresponde a um estado vibratório mais elevado que penetra o corpo físico. Algumas tradições chamam-no de duplo luminoso ou magnético. É, em poucas palavras, a nossa vitalidade.
O terceiro veículo inclui as nossas emoções, sendo a nossa componente psiquica. Trata-se do nosso veículo emocional, ou Linga Sharira como os antigos Hindus chamavam-lhe.
Fechando o quaternário da personalidade encontra-se a nossa mente egoista de desejos, ou Kama Manas sendo este o nosso quarto veículo. O veículo kamamanásico é hoje em dia denominado de Ego.
A tríade superior do Homem engloba o quinto veículo, ou Manas, que consiste na mente pura, não egoísta, que se reflecte no exterior como uma actitude altruísta e de acção desinteressada. É, por natureza, a mente do verdadeiro filósofo.
O sexto veículo é o caminho da intuíção, ou Budhi, através do qual se capta a Verdade de forma directa. Como é obvio, pouco ou nada se sabe sobre este veículo.
Sobre o sétimo ou Atma ainda se sabe menos. Consiste na Vontade suprema, no Espírito, o veículo que tem o tamanho dos Deuses.
Meditar sobre a consituíção oculta do Homem reveste-se de uma importância impar tanto para as questões do dia-a-dia, uma vez que começamos a perceber melhor de onde vêm as nossas acções e reacções, tal como para temas mais ocultos como sendo os "desdobramentos" ou OBEs. Este artigo ajudar-nos-á a perceber onde se encaixam os sonhos lúcidos e os vários tipos de OBEs, tal como a identificar em cada experiência qual o subcorpo, ou veículo, que estamos a usar.

2 comments:

  1. O espírito da filosofia oriental, sobretudo na Índia, cujo carácter é mais intuitivo, em oposição à filosofia ocidental.

    O processo de intuição faz parte da psicologia da criatividade. A investigação da psicologia do pensamento criador, e do processo criativo é relativamente recente.
    Apesar de ser necessária a estruturação do conhecimento, o processo criador exige muito mais do que a lógica, o raciocínio linear.
    Pressupõe a intuição. E a intuição seria um "momentum" de entendimento atemporal, onde a sabedoria se revela à pessoa. Depende, portanto da
    habilidade ou capacidade da pessoa para fazê-la emergir, tornar-se cognocível e materializar-se em alguma acção.
    O caminho da intuição é a percepção directa da verdade no seu cerne e, para aquele que percebe um princípio activo na sua natureza, não pode
    haver mais nenhuma dúbida, além do facto de que o sol brilha, e quando se constata este facto com os próprios olhos, sente-se o calor sobre a pele.

    Lumenamena

    ReplyDelete
  2. Estás a tentar explicar com um pensamento algo que transcende e muito o próprio acto de pensar. :)

    ReplyDelete